Nos anos 90, joguei Simcity 2000 até enjoar. Guardei as cidades que concebi naquele tempo em disquete e consegui recuperá-las! Aqui estão alguns dos conceitos que desenvolvi nesse simulador de urbanismo.
Deserto II
Simcity 2000 City © by Jair LP, 1997
A cidade é toda abastecida por centrais a gás e usinas eólicas (as grandes manchas azuis). O terreno é um deserto literal, com pouquíssimas árvores (eu costumava fazer uma varredura regular das árvores, para tornar o ambiente pior). A cidade é uma grande rede de oásis conectados entre si, às vezes até por túneis.
Hole
Simcity 2000 City © by Jair LP, 1997
"Essa cidade é um buraco". No caso de Hole, nada pode ser mais literal do que essa afirmação. Fontes de água eram um problema drástico nessa cidade, e portanto seu crescimento foi limitado ao interior do buraco.

Island II
Simcity 2000 City © by Jair LP, 1995
Fiz várias cidades-conceito como ilhas, mas essa sem dúvida é a que mais me satisfez. Uma única avenida cruzando o meio da ilha, com uma gigantesca ponte conectando a ilha superdesenvolvida ao mundo exterior. Uma ilha "satélite" foi bolada para funcionar como central de energia independente.
Island III
Simcity 2000 City © by Jair LP, 1995
Outra cidade-conceito bolada com uma ilha, na verdade um arquipélago. Em Simcity, se você mantém o tamanho da cidade pequeno, é muito fácil manter a qualidade de vida (veja as edificações da cidade!). O aeroporto internacional está na ilha central, e se conecta a todas as outras por rodovias, lembrando uma suástica (não acredito ter sido intencional).

Praieira
Simcity 2000 City © by Jair LP, 1996
Uma pequena cidade litorânea (provavelmente turística) com uma gigantesca serra por trás (lembra as cidades do litoral norte de São Paulo). A cidade é abastecida apenas por energia eólica vinda de geradores colocados na serra.
São José dos Campos
Simcity 2000 City © by Jair LP, 1996
Simcity 2000 City © by Jair LP, 1996
Eu morava em São José dos Campos nessa época, e portanto resolvi simular a cidade no Simcity 2000. Obviamente, tive que mudar radicalmente a escala, eliminando muitas ruas e áreas mais remotas, mas os pontos principais estão todos representados na simulação.
Todos os direitos reservados.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.